Duttra Construtora | Pré Fabricados em Concreto
Serviços
Com base na experiência acumulada de seus fundadores, com muitos anos dedicados a execução de obras de estruturas pré-moldadas de concreto, a Duttra Construtora oferece ao mercado o mais diversificado portfólio de produtos e serviços.

Sistema de Fundação

Segundo a NBR 6122/1996, define-se como fundação profunda aquela que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste), ou pela combinação das duas. Além disto, segundo este referida norma, nas fundações profundas a profundidade de assentamento deve ser maior que o dobro da menor dimensão em planta do elemento de fundação.

De acordo com a NBR 6122/1996, se enquadram na definição apresentada acima os seguintes elementos:

Estacas: elemento de fundação profunda executado com o auxílio de ferramentas ou equipamentos sem que haja descida de operário em qualquer fase de execução (cravação a percussão, prensagem, vibração, ou por escavação, etc), podendo ser
constituído de madeira, aço, concreto, etc;

Tubulões: elemento cilíndrico de fundação profunda que, em pelo menos na sua fase final, ocorre descida de operário, podendo ser executado a céu aberto ou a ar comprimido, e ter ou não, a base alargada;

Caixões: elemento de fundação de forma prismática, concretado na superfície do terreno, e instalado por escavação interna, podendo-se ainda na sua instalação usar, ou não, ar comprimido, e ter, ou não, a sua base alargada.
As fundações profundas são normalmente utilizadas quando os solos superficiais não apresentam capacidade de suportar elevadas cargas, ou estão sujeitos a processos erosivos, e também, quando existe a possibilidade da realização de uma escavação futura nas proximidades da obra.

Duttra Construtora | Pré Fabricados em Concreto
Rua Prudente de Moraes, nº280, sala 203
Centro, Arujá - SP
vendas@duttraconstrutora.com.br
11 4653-1902
11 4655-0228
11 4651-1078
Todos os direitos reservados @ Duttra Construtora 2015